A proposta de intervenção incide sobre uma parcela de aproximadamente 14.121 m2, correspondente a uma área de cedência ao domínio privado municipal, resultante do futuro Loteamento da Misericórdia (VL8, na Av. Manoel de Oliveira), na proximidade da Estação das Devesas, em Vila Nova de Gaia. Esta área encontra-se encaixada à cota baixa (enquadrada por taludes e/ou muros associados à infraestrutura viária ou ferroviária) e é atravessada por um troço do rio Horto, contido entre muros em pedra de granito.
Pelas características da área de intervenção, a mesma foi assumida como espaço de enquadramento a uma bacia de retenção de águas pluviais e de escorrência dos arruamentos existentes. Apostou-se na dinamização do espaço através da água, utilização da vegetação, promoção de condições para futuro usufruto enquanto como espaço de lazer, numa lógica integrada com o potencial desenvolvimento urbano da sua envolvente. Partindo-se da utilização para cultivo agrícola informal pré-existente, salvaguarda-se também um espaço destinado à instalação de pequenas hortas.
O desenho resulta da presença assumida da água, materializada na bacia de retenção a zona sul da área de intervenção, de uma biovaleta junto da Av. Manoel de Oliveira e de uma pequena cascata/desnível no curso do rio. Os níveis de água resultantes dos diferentes episódios de precipitação tornam o espaço dinâmico e evolutivo, assegurando-se que existe sempre um plano de água permanente. Para este efeito, foi proposta uma redefinição da topografia existente, com vista ao aumento da capacidade de retenção de água, salvaguardando-se a linha de água e a escorrência natural do rio.
A proposta inclui, simultaneamente, a estabilização de terras e salvaguarda do solo, a colocação de pedras de dimensão variável, a plantação de espécies ripícolas (borrazeira-negra, amieiro, freixo ou choupo), a estacaria viva (com salgueiros) e a aplicação de hidrossementeira (com misturas distintas para as zonas húmidas ou para os taludes limítrofes).
Área de IntervençãoVila Nova de GaiaClienteCâmara Municipal de Vila Nova de GaiaAno2017TipoProjeto de Arquitetura Paisagista