Os centros urbanos das cidades tendem a desenvolver-se através de processos de expansão de núcleos históricos que, regra geral, concentram funções e vivências urbanas. Esta evolução leva a que, por vezes, percam o seu poder polarizador, não sendo capazes de se adaptar e responder às solicitações que atualmente se lhes dirigem. Esta situação leva à necessidade de desenvolvimento de estratégias de reabilitação e requalificação que concertem respostas às novas exigências, com a qualificação, valorização e promoção da identidade local, enquanto fator diferenciador dos territórios.
A Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Tondela, centrada num núcleo antigo que se expande para poente do rio Dinha, apresenta algumas debilidades, principalmente, relacionadas com focos de degradação do edificado (no núcleo antigo) e de desqualificação/desarticulação da rede de espaços públicos, a que se juntam a necessidade de promoção dos ativos económicos e culturais da Cidade.
O Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) de Tondela estrutura-se, assim, alicerçado no desenvolvimento de um centro urbano qualificado, atrativo e empreendedor, que aposta nas gerações mais novas e na cultura contemporânea, sem descurar uma convivência harmoniosa entre as vivências tradicionais e as atividades inovadoras e criativas. Esta visão de futuro para a cidade de Tondela, assenta num programa de ação onde as intervenções de âmbito físico são conjugadas com medidas de âmbito imaterial que potenciarão a dinamização económica, a reabilitação e reconversão do edificado, a promoção do património e dos espaços dedicados ao turismo e à cultura e a qualificação do ambiente e paisagem urbana.
Área de IntervençãoTondelaClienteCâmara Municipal de TondelaAno2018TipoPrograma Estratégico de Reabilitação Urbana