Desenvolvendo-se quase totalmente dentro dos limites administrativos do concelho de Caminha, o projeto “Caminhos de São João d’Arga” consiste na identificação, interpretação e sinalização de quatro percursos pedestres com um destino comum — o Mosteiro de São João d’Arga (Arga de São João).
Os quatro trilhos pedestres apresentam uma extensão total de 40 km e têm origem em Arga de Baixo/Castanheira (C1), Arga de Cima (C2), Caminha (C3) e Vila Praia de Âncora (C4), tendo sido definidos através de diversas fontes documentais, cartas militares, fotografias aéreas, ortofotomapas e um intensivo trabalho de campo. Este processo culminou na definição de um plano de marcação inovador que consiste numa combinação entre as marcas identificadas no Regulamento de Homologação de Percursos Pedestres da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e as reconhecidas pelo Decreto-Lei n.º 51/2019, de 17 de abril, que tem como objetivo a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho de Santiago. Assim, encontram-se definidos quatro “caminhos de peregrinação”, aos quais se encontra associado um logotipo concebido especificamente para o efeito.
O projeto contempla, ainda, o desenvolvimento de conteúdos nas áreas da paisagem, património e cultura para brochuras promocionais, para sinalética e para uma aplicação de smartphone.
Área de IntervençãoCaminhaClienteCâmara Municipal de CaminhaAno2021TipoInterpretação de trilhos pedestres